1. Avaliação
A avaliação é a fase inicial da terapia. Durante as primeiras sessões, exploraremos sua história de vida, mergulhando nos desafios presentes e passados para obter uma visão abrangente de suas necessidades e potencialidades. Essa análise aprofundada nos permitirá desenvolver um diagnóstico e plano de tratamento adequado.
2. Plano de tratamento
O plano de tratamento começa pela definição de metas terapêuticas baseadas nos valores e aspirações do paciente. É através da conceitualização do caso (avaliação) e da teoria e técnica da terapia cognitivo-comportamental que o terapeuta conduzirá um plano de cuidado personalizado às demandas do cliente.
3. Relação Terapêutica
A essência da terapia reside na construção de uma relação terapêutica sólida e colaborativa entre o paciente e o terapeuta. Este processo envolve o desenvolvimento de um ambiente seguro para a exploração aberta de pensamentos, sentimentos e desafios.
4.Processo terapêutico e alta
Durante a terapia, ajustamos as estratégias conforme suas necessidades, assegurando uma abordagem flexível e eficaz ao longo do tempo. Ao encerrar o processo, psicólogo e paciente revisam conquistas, discutem estratégias para fortalecer a autonomia e enfrentar desafios futuros.